Notícias

Carnaval de salão, sempre tradição!

28/01/2015




Para quem prefere pular o Carnaval à moda antiga, sem a agitação dos Carnavais de Rua, o Carnaval de Salão é uma ótima opção. Então, hoje você irá conhecer um pouco mais sobre essa comemoração que atrai não só os mais idosos, como também jovens a até crianças.


História Carnaval de Salão

No Brasil, os bailes de Carnaval, como também são chamados os carnavais de salão, foram antecedidos pelos bailes de máscaras, vindos da Europa. A repercussão foi tanta que muitos outros seguiram-se a este, marcando, também através do carnaval, as diferenças sociais que atingiam a sociedade brasileira : de um lado, a festa de rua, ao ar livre e popular; do outro, o carnaval de salão que agradava sobretudo à classe média emergente no país.

Dos salões, os bailes passaram a ser celebrados nos teatros, animados principalmente pelo ritmo da polca – primeiro gênero a ser adotado como música carnavalesca no Brasil – e depois, envolvidos pelo som da quadrilha, da valsa, do tango, do “cake walk”, do “charleston” e do maxixe. Até então, esses ritmos eram executados apenas em versão instrumental. Somente por volta de 1880 os bailes passaram a incluir a versão cantada, entoada pelos coros.

O Carnaval de salão também é marcado pela presença de crianças, por conta da maior segurança em locais fechados. Os bailes infantis fazem a animação da criançada. Em 1907 foi realizado o primeiro baile infantil, dando início às famosas matinês.

Apesar de estrondoso sucesso dos bailes de salão, foi na esfera popular que o carnaval adquiriu formas genuinamente autênticas e brasileiras. Com a constante repressão ao entrudo, o povo viu-se obrigado a disciplinar as brincadeiras de rua, passando a utilizar a organização das procissões religiosas para a comemoração do carnaval: apareciam então os blocos e cordões, grupos que originariam mais tarde as escolas de samba.

Nos dias atuais, o Carnaval de Salão continua sendo uma ótima opção, pois você pode ir com os amigos e família, curtir, se divertir até altas horas e, ainda tem a garantia de um ambiente mais seguro.


Máscaras e fantasias

O Carnaval de salão é marcado também pelo uso de máscaras e fantasias. Em 1834, o gosto pelas máscaras se acentuou no país. De procedência francesa, eram confeccionadas em cera muito fina ou em papelão, simulando caras de animais, caretas, entre outros. A serpentina (de origem francesa) e o confete (de origem espanhola), que enfeitam os bailes de salão, chegaram ao Brasil em 1892.

Algumas fantasias, como as de Pierrô, Colombina, Arlequim e Rei Momo são bastante tradicionais, principalmente nos bailes de salão. Mas, mesmo com todo o sucesso desses bailes, o carnaval de rua é cada vez mais procurado e ainda preserva parte do folclore brasileiro.

As fantasias apareceram logo após o surgimento das máscaras, dando mais vida, charme e colorido ao carnaval, tanto nos salões quanto nas ruas.


Roupas para usar no Carnaval de Salão                                                              

O carnaval de salão permite salto alto e muito glamour, ao contrário do Carnaval de rua, onde a regra é calçados baixos e roupas básicas. Por isso, quem vai cair na folia dos salões, deve estar preparado para arrasar.

Os vestidos fresquinhos, mullet, justinhos e os curtinhos mais estruturados, e estampados, como animal print, neon, mix de estampas e mix de texturas caem super bem. Assim como os decotes, aplicações de metais, paetês, penas e miçangas. As penas e plumas são perfeitas para valorizar os ombros. Flores, faixas e fitinhas também servem para dar um charme nos ombros e ficam incríveis nos adereços de cabeça. Vestidos podem render produções lindíssimas.

Nos pés, o salto alto é fundamental. Invista nos meia pata, sandálias com tiras e saltos mais grossos para ajudar no conforto. Além de confortáveis, eles garantem o samba no pé a noite inteira.

A produção final ficará por conta dos acessórios. Aproveite o clima carnavalesco e invista nos acessórios da moda, como maxi colares, maxi brincos, muitos anéis. Os acessórios para a cabeça, como chapéu, penachos, tiaras e enfeites são super bem vindos. As mascaras de carnaval também fazem bonito nos salões.

Por fim, arrase na maquiagem, de preferência os tons metalizados e brilhosos, como o prata e dourado e muito glitter. Os batons de tons vibrantes são sempre uma escolha certa. Explore os tons de pink, rosa, vermelho e laranja.


As marchinhas de carnaval de salão

As marchinhas de carnaval marcaram época, reinaram ao longo de muitos anos e assim foram transmitidas de geração em geração, tendo como principais aliados a divulgação radiofônica, os bailes de salão e as próprias ruas. Embora pouco realizadas no Carnaval de Rua, ainda resistem no salão, assegurando a tradição carnavalesca.


Fonte: Blog Festa Box 

Amigo Secreto Diferente: 12 variações de festas e dicas de presentes

10/12/2014



A brincadeira do Amigo Secreto já se tornou uma das tradições de fim de ano. A festa reúne amigos, familiares ou colegas de trabalho e de cursos para confraternizar e trocar presentes.

Acredita-se que o Amigo Secreto tenha vindo dos povos nórdicos, mas também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como dizer “Amigo Secreto” em outros idiomas. Em inglês se diz Secret Santa ou Kriss Kringle, em espanhol Amigo Invisible (ou Amigo Secreto como no português), e em alemão Wichteln.

É de costume entre familiares fazer pequenas brincadeiras com as pessoas sorteadas, como por exemplo, usar um fato marcante da sua vida, ou uma parte engraçada do seu perfil. Existem diversas maneiras de fazer a brincadeira do Amigo Secreto – descubra algumas e veja a melhor forma para você brincar com seus amigos.


Dicas para se sair bem no amigo secreto

Geralmente, os presentes têm valor pré-estipulado. Respeite o limite. Gastar mais pode ser interpretado como bajulação.

Já no Amigo Secreto Ladrão não tem esse problema e sinta-se livre para gastar mais e impressionar com seu presente!

Para fugir do óbvio com um pouco de criatividade, é possível evitar CDs ou chocolates. Alguns presentes são escolhas elegantes e podem ser dados sem erro. Exemplos: Livro de arte, lançamento em DVD e objetos relacionados ao ‘hobby’ da pessoa. Informe-se se o sorteado pratica algum esporte ou se coleciona algum objeto, por exemplo.

Um toque personalizado por você trará muito charme a seu presente!

Outra dica para dar mais emoção à brincadeira, os participantes podem criar um grupo no WhatsApp para trocar mensagens, anônimas ou não, entre si! Funciona como se fossem bilhetinhos enviados entre os membros do grupo.


Agora veja variações divertidas do Amigo Secreto:


Amigo Secreto Ladrão

Um dos mais divertidos, é também conhecido como amigo-secreto chinês, nesta brincadeira o que fica secreto é o presente, e não o amigo. Cada participante deve comprar um presente que gostaria de ganhar, algo bem interessante, e deve embrulhá-lo de uma maneira que não seja possível descobrir o que está dentro da embalagem, para se tornar um presente totalmente surpresa.

O sorteio acontece apenas na hora da entrega, quando cada participante recebe um número. A pessoa que tira o número 1 inicia a brincadeira e escolhe um embrulho. A partir daí, os próximos participantes em ordem numérica decidem se escolhem outro presente ou se roubam o presente de quem já escolheu. O jogo termina quando o último participante decide escolher o presente restante ou roubá-lo de alguém.

Atenção! O mesmo  presente só pode ser roubado no máximo três ou quatro vezes, você define!


Amigo Secreto Eletrônico

Este é para os amantes da tecnologia. Os gadgets, dispositivos eletrônicos portáteis,  e tudo o que lhe diz respeito, estão fazendo o maior sucesso. Se você está em uma turma de antenados ou nerds, aposte neste estilo de amigo secreto.

Na hora de sortear os nomes, cada pessoa também colocará junto uma lista com 1 ou 2 eletrônicos que possui e algumas configurações básicas do aparelho. Assim quem vai presentear pode escolher acessórios para estes aparelhos, como capinha de celular, capinhas que também carregam o smartphone, carregadores extras, aplicativos bacanas, capinhas a  à prova d’agua e tudo mais que a criatividade mandar!

Atenção, esse formato só funciona bem se todos os participantes gostam e são familiarizados com os Gadgets. Se sua avó vai participar, evite este modelo.


Amigo-Animal

Faça uma lista com muitos animais (o suficiente para cada participante da brincadeira poder escolher um). Ao invés de sortear os nomes dos participantes, sorteiam-se os nomes dos animais. Ninguém saberá quem tirou quem até o final da brincadeira, ou seja, no dia da “revelação”.

Por isso é necessário haver uma caixinha onde enviar bilhetinhos para cada “animal” e dar dicas do que quer ganhar. No dia da revelação, ao invés de dizer as características do amigo, se dizem as características do bicho. Aí serão duas surpresas.

Em vez da caixinha você pode usar um grupo no WhatsApp ou Facebook, onde todos os participantes poderão trocar mensagens e as dicas de presentes.


Amigo Secreto Temático

É só escolher um tema para os presentes e se divertir. Já pensou que legal todo mundo ganhando algo que tenha haver com filmes de hollywood, estrelas do rock ou desenhos da Disney?

Para ficar ainda mais divertido, os participantes também podem se fantasiar de acordo com o tema escolhido ou trazer alguma referência no look.


Amigo (O) Culto

Nesta versão de amigo secreto, perfeito para intelectuais, o tema é a leitura e cada participante pode levar um livro ou qualquer coisa relacionado a eles.  Para ficar mais divertido pode misturar com o amigo ladrão e cada presente pode ser roubado até três vezes.

Outra dica é ter que escolher pelo pacote, mas aí as embalagens devem ter várias pegadinhas, uma caixa bem grande com um livro bem pequeno e engraçado, ou um livro maravilhoso em uma embalagem bem sem graça!


Amigo Secreto Sustentável

A cada ano, a preocupação com nosso planeta fica mais forte entre as pessoas. Com ela, crescem as vendas de produtos sustentáveis. Que tal comprar um produto reciclável? Ou algo montado com produtos recicláveis? Produtos de beleza feitos naturalmente? As opções são inúmeras e o meio ambiente agradece.

Quero trocar o presente
Coloque todos os pacotes de presente dentro de uma cesta ou em cima de uma mesa. Anote os nomes dos participantes e coloque-os em uma caixinha. Sorteie um a um e cada sorteado tem direito a ir ao monte de presentes escolher o que mais lhe agradar. Ele pode decidir sem abrir o pacote e só fazer isso depois da escolha.

O primeiro a escolher não terá direito a trocar o presente, mas a partir do segundo, se achar que o do número 1 é melhor que o que escolheu, tem direito a roubá-lo. E assim por diante. O primeiro que foi sorteado, no final terá direito a escolher o presente que quiser. A graça desse tipo de Amigo Secreto é caprichar na embalagem, quem sabe colocando presentes pequenos em grandes caixas…


Amigo da “Onça” ou Inimigo Secreto
 
Este tipo de amigo oculto pode ser planejado junto ao amigo secreto convencional. Mas lembre-se que só poderá ser feito entre pessoas muito amigas e que estão acostumadas a brincar umas com as outras, pois já se conhecem.

Consiste em cada participante desenvolver ou comprar para o “amigo da onça” algo que venha contra as suas ideias pessoais, tentando “chatear”, no bom sentido, aquele quem você tirou. Por exemplo, para um careca fazer uma peruca de meia tecida com fios de lã. Para um corintiano, dar algo do Palmeiras etc. O que vale é o bom humor de todos na hora de abrir os presentes. Geralmente, essa brincadeira é feita junto com a festa convencional de amigo secreto, na qual a pessoa abre os dois presentes juntos.


Amigo "Surpresa"

Este tipo de amigo secreto é feito em estilo relâmpago, ou seja, os participantes compraram um presente ‘unisex’ em valor previamente estipulado para a festa. Na hora, os nomes de todos são anotados e colocados em uma caixa. Cada participante deve tirar um papel e ficará sabendo na hora seu amigo oculto.

Esse tipo de amigo secreto é feito, geralmente, quando as pessoas não têm muito tempo sobrando para sortear com calma o seu amigo e os presentes devem ser unissex.


Descobrindo o perfil do Amigo Secreto

O sorteio se faz de qualquer forma, mas na hora da revelação, o participante lê uma série de dicas sobre a pessoa e os outros têm que adivinhar quem é. Peça para cada participante fazer uma ficha com dez dicas fáceis ou difíceis sobre seu amigo.

Na hora de cada troca, os participantes escolhem uma dica de cada vez e vão tentando adivinhar os sorteados. Para animar ainda mais a troca de presentes, um brinde no final pode ser dado para quem criar a ficha mais criativa ou a mais difícil de adivinhar.


Amigo Banca de Jornal

É uma variação engraçada e econômica dos presentes do amigo secreto. Consiste em escolher alguma coisa na banca de jornal de acordo com a característica de quem você tirou.


Amigo Secreto Virtual

O Fashion Bubbles sugere a versão virtual do Amigo Secreto, entre pessoas que não se conhecem fisicamente, mas que estão sempre em contato no mundo virtual.

O presente estipulado será algo a ser publicado no site. Pode ser um texto, imagem, poesia, fotografia, música, link, site etc: qualquer presente virtual que você deseja oferecer ao seu amigo secreto.


Presentes Artesanais (comprados ou feitos por você mesmo)

O ideal é que ninguém fuja do espírito criativo e que todos estejam preparados para ganhar, talvez, um simples desenho em uma folha de papel. O sorteio é convencional e o presente tem que ser feito pela pessoa.

Sugestões: porta-retrato de palito de picolé; comprar uma peça de gesso ou madeira e pintar; porta-lápis com latinha de extrato de tomates, camisetas pintadas, quadro. Use a imaginação!


Com mulheres

Lenços e echarpes, porta notas, preferencialmente de couro. Bijuterias (maxicolares – são verdadeiros objetos de desejos – brincos e broches são mais fáceis de acertar do que anéis e gargantilhas), porta-retratos, caixinhas e velas decorativas são boas pedidas. Acessórios como capas para notebook, iPad e pastas de trabalho costumam agradar. Perfumes, só se você souber qual é a marca preferida dela. Se você conhece a profissão, também pode presenteá-la com um belo livro.


Com homens

Os eletrônicos são os grandes objetos de desejo e itens como carregadores de celulares, baterias extras, capinhas descoladas e outros serão os presentes mais disputados.

Outra alternativa em vez de gravatas, que tal presentear camiseta com apelo solidário a alguma causa ou acessórios para o escritório, como pequenas esculturas decorativas?

Se o amigo secreto gosta de charuto, pode-se presenteá-lo com um cortador, um cinzeiro, uma porta-charuto de bolso ou um puro cubano. Se optar por bebidas, escolha um vinho, um espumante de boa safra ou um uísque importado.

Se você não gostou do seu presente, disfarce. Receba alegremente e se quiser trocar, vá direto à loja. Não precisa avisar quem presenteou.

Quando você for dar o presente, é bom identificar a procedência do produto. Se ele foi feito à mão, coloque um cartão com nome e telefone do artista. É bem elegante, além de divulgar o trabalho e a marca do artista.


Fonte: http://www.fashionbubbles.com/festas-tematicas/amigo-secreto-variacoes-de-festas-e-dicas-de-presentes/
 


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 25

Endereço


Fone: (19) 3455.1717

Rua General Osório, 154

Centro • Sta. Bárbara d'Oeste • SP


  • Mapa de localização.

  • Veja a planta baixa.

Newsletter


Cadastre-se e receba:



© 2013. Jardins Casa de Eventos Ltda. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Nogueira Comunicações.